AS LEIS DE DEUS
Leitura do Estudo: Hebreus 8:6 a 10.
Verso Inicial: " Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei. " Romanos 2:13
Objetivo da Lição:
Existe muita controvérsia entre os que tem a Bíblia como uma regra de fé, em relação a lei de Deus. Uns dizem que ela tem validade somente para o povo judeu, outros sem entender os versículos que citam, dizem que quem guarda a lei está separado de Cristo. Há também os que afirmam que Cristo aboliu a lei na cruz. Vamos procurar nesta série de estudos, analisar o verdadeiro significado do que é a lei de Deus.
Questionário:
1. Segundo o dicionário da língua portuguesa, o que é lei?
(Enciclopédia Delta
Larousse Vol. 4;
Dicionario Barsa)
Segundo o dicionário, lei é um conjunto de regras necessárias ou obrigatórias. Preceitos emanado da autoridade soberana.
2. Deus criou somente uma lei?
(Gênesis 1: 14 a 16;
Jeremias 5: 22;
31: 35;
Jó 28: 26;
Salmos 103: 20;
104: 19;
119: 91;
148: 1 a 6.)
Deus determinou leis para: os astros, o mar, os anjos, etc. Portanto existem muitas leis dadas por Deus e não somente uma lei.
3. As leis de Deus eram conhecidas antes de serem dadas ao povo de Israel? Dê exemplos.
(Gênesis 2: 2;
4: 8
20:1 a 6.)
As leis de Deus foram dadas de forma escrita somente no monte Sinai, mas já eram conhecidas desde Adão até Moisés. A prova disso é que Deus ao terminar a criação guardou o 4° mandamento. Caim ao matar transgrediu o 6°. Abimeleque foi repreendido para não transgredir o 7° ( não adulterar ). Vemos, também, que Abraão guardou a lei mesmo vivendo quatrocentos anos antes dela ser escrita, etc.
4. Onde foram escritas as leis de Deus e quem as escreveu?
( Êxodo 31: 18;
Deuteronômio 9: 10;
31: 9, 24 a 26.)
Quando Israel tornou-se propriedade de Deus, as suas leis foram dadas a eles, de forma escrita, em tábuas de pedra e num livro. Os dez mandamentos foram escritos por Deus, em duas tábuas de pedra, e colocadas dentro da arca da aliança; e as demais leis, foram escritas por Moisés, num livro, e colocadas fora da arca.
5. Quais leis de Deus permaneceram e quais foram abolidas após a vinda de Jesus?
(Salmos 119: 160;
Mateus 5: 17 a 20;
Efésios 2: 11 a 16;
Gálatas 3: 10, 22, 23;
I Coríntios 10: 28;
Hebreus 7: 12; 9: 10 a 12 )
As leis escritas na pedra, após Cristo, foram escritas no coração do homem, pois são eternas, mas as leis escritas no livro, algumas foram abolidas, as que envolviam sacrifícios e derramamento de sangue.
6. Por quais leis somos advertidos a não entrarmos em debates?
( Tito 1: 4; 3: 9;
Marcos 7: 1 a 9;
I Coríntios 7: 19;
Gálatas 5: 6;
I Timóteo 1: 4; 4: 7
II Timóteo 2: 16, 23 )
No tempo dos apóstolos existiam muitas leis que foram acrescentadas pelos judeus, por isso somos advertidos a não entrarmos em discussões acerca dessas leis, pois eram tradições de homens.
7. Para quem a lei é promulgada?
( I Timóteo 1: 9 e 10;
I João 3: 9;
Romanos 10: 4;
Gálatas 3: 22 a 25 )
Devemos saber que não se promulga lei para quem é justo, mas para os transgressores; sabemos, também, que os que aceitaram a Cristo não vive na prática do pecado. Portanto quando a escritura diz que o fim da lei é Cristo, ou a lei serviu de aio para nos conduzir a Cristo, não está mostrando que a lei foi abolida, pois os pecadores continuam existindo, mas está mostrando que a lei não tem mais ação naquele que aceitou a Cristo e não vive no pecado.
8. A lei de Deus foi anulada pela fé?
( Romanos 3: 31 )
Por isso Paulo pergunta: " anulamos a lei pela fé? " e ele mesmo dá resposta:" de modo nenhum, antes estabelecemos a lei ".
9. De qual lei estaríamos separados de Cristo, se continuássemos a guardá-la?
Quando diz: separados estão de Cristo os que se justificam na lei, certamente não está falando dos dez mandamentos, mas das outras leis, as quais foram abolidas por Cristo ( circuncisão, sacrifício de animais, etc. ), pois seria uma incoerência crermos que quem guarda a lei de Deus, não adulterando, não matando, não fazendo imagens de escultura, etc., estaria separado de Cristo.
Glória a Deus! Que a verdade avance sobre o engano e a ignorancia que têm dominado esse mundo que jaz no maligno. Que Deus continue levantando e usando os arautos do seu Reino.🙌♥️🙏 adri
ResponderExcluir