DÊ A DEUS O QUE É DE DEUS
Leitura do estudo: Mateus 22: 15 a 22
Verso Inicial: " Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas ". Mateus 23: 23
Objetivo da Lição:
Esclarecer ao povo de Deus que o dízimo é uma ordenança de Deus, que permanece nos nossos dias, e permanecerá até a volta de Cristo. Que ao entregarmos os dízimos estamos cumprindo com nossa obrigação como filhos de Deus e, acima de tudo, mostra o quanto somos abençoados por Ele.
Questionário:
1. São os mandamentos de Deus pesados?
( I João 5: 3;
Salmos 1: 2; 119: 70, 174;
Deuteronômio 30: 11 a 14 )
Há leis, mandamentos, estatutos e ordenanças de Deus que para alguns parece uma carga difícil de carregar. Porém, isso somente acontece com aqueles que não valorizam, com sinceridade, as bençãos de Deus. Digo mais: os mandamentos de Deus não são pesados; pelo contrário, devem ser o nosso prazer.
2. Porque muitos cristãos não aceitam a ordenança do dízimo?
( Isaías 30: 9 a 11 )
Muitos que se dizem filhos de Deus encontram-se na mesma situação do povo de Israel, no tempo de Isaías, que dizia: " profetize para nós mentiras, e não que é reto.
3. Temos o direito de aplicarmos os dízimos como desejarmos?
( João 12: 5, 8;
Mateus 19: 21;
Lucas 19: 8;
Marcos 14: 7;
Romanos 15: 26 )
Alguns, em lugar de entregar seus dízimos na Igreja, fazem caridade com eles. Compram Bíblias para darem de presente, ou então, ajudam alguma pessoa enferma ou necessitada. Aparentemente, parecem que estão fazendo o bem, porém, o ruim é que fazem caridade com o que não é deles, mas sim com os dízimos do Senhor. Todos nós temos obrigação de fazermos caridade, porém, não com o que é dos outros ( o dízimo pertence a Deus ).
4. O dízimo foi uma lei dada somente aos israelitas?
( Eclesiastes 12: 13;
I João 2: 3, 4;
Hebreus 7: 2, 8 )
Muitos argumentam que o dízimo foi uma ordenança dada somente aos israelitas ( judeus ), argumento este que muitos aceitam por conveniência. Porém, vejamos: Deus criou os mares, a chuva, as árvores, as plantas para nosso sustento, o sol e tudo mais, e não foi somente para os judeus. Porque, então, nós desfrutamos dessas bençãos? Na verdade, a ordenança do dízimo já era conhecida muito antes de Israel nascer.
5. A quem entregava Abraão os seus dízimos?
( Gênesis 14: 18 a 20 )
Abraão já conhecia essa ordenança e a cumpria, pois entregava todos os seus dízimos a Melquisedeque, que era sacerdote do Deus altíssimo e rei de Salém.
6. Jesus Cristo é sacerdote segundo qual ordem? Quanto tempo durará esse o sacerdócio?
( Hebreus 7: 17 a 21 )
É importante notar que Jesus Cristo é Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e esse sacerdócio é eterno.
7. A ordenança do dízimo acabou com a mudança de sacerdócio?
( Gênesis 14: 18 a 20;
Hebreus 7: 1 a 3 )
Alguns argumentos que o dízimo acabou quando Jesus mudou o sacerdócio. Ora, o sacerdócio Levítico, durou de Moisés até Cristo, e antes desse sacerdócio já havia a ordenança do dízimo, pois Abraão, que viveu antes de existir esse sacerdócio, entregava o dízimo ( a Melquisedeque ). Como o dízimo é uma ordenança contida no sacerdócio de Melquisedeque, que tem continuidade em Cristo, assim, o dízimo, também tem continuidade em Cristo.
8. Será que aqueles que não entregam os dízimos tem fé?
( Mateus 6: 33;
Malaquias 3: 10, 11;
Hebreus 11: 6;
Êxodo 20: 15 )
Concluímos com este estudo que: quem não entrega os dízimos não aceita que Jesus é Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque; não acredita na provisão divina e, por fim, não agrada a Deus, não tem fé e transgride a ordem de Deus.
Comentários
Postar um comentário