SEDE SANTOS
Leitura do estudo: I Pedro 1: 13 a 16
Verso Inicial: " Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor ". Efésios 1: 4
Objetivo da Lição:
Orientar os membros sobre a necessidade de serem santos como santo é o Senhor, pois somente quem for santo receberá bençãos do Senhor, e por fim, a vida eterna.
Questionário:
1. Segunda as Sagradas Escrituras ( Bíblia ), quem é santo?
( Apocalipse 14: 12 )
Várias respostas poderiam ser dadas sobre quem é santo. Uma, porém, que se destaca é a que está em Apocalipse 14: 12, que afirma que os santos são aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
2. O que é ser santo?
( I Pedro 1: 15;
Romanos 5: 19;
Filipenses 4: 8;
I João 2: 17;
II Pedro 3: 14;
Efésios 5: 27;
Ser santo, segundo a Palavra de Deus, é ser considerado, por Deus, uma pessoa justa, ter um procedimento irrepreensível, dando bom testemunho a todos, andando segundo a vontade de Deus e em obediência a Deus, sem se contaminar com o mundo.
3. Porque devemos ser santos?
( I Pedro 1: 15, 16;
Daniel 7: 27 )
Devemos ser santos porque nos consideramos filhos de Deus, e se Deus é santo, também devemos ser santos, assim como Ele é santo. Além disso, almejamos um lugar no Reino de Deus que, segundo o profeta Daniel, está destinado ao santos do Altíssimo.
4. O que nos afasta de sermos santos?
( Isaías 59: 1, 2;
Romanos 12: 1, 2;
I João 2: 15 a 17;
I Coríntios 3: 16, 17;
Gálatas 5: 19 a 21 )
Já vimos a necessidade de sermos santos, porém, devemos estar atentos, pois várias são as causas que nos afastam da santidade: andar em pecado ( mesmo culto ); envolvimento com o mundo ( modas, costumes, tradições, festas pagãs, etc. ); ter vícios que destroem o corpo, o qual é o templo do Espírito Santo ( fumo, álcool, drogas, prostituição ); e, por fim, toda obra da carne nos afasta de sermos santos, e até coisas que muitos consideram sem importância, como, por exemplo, ciúmes, invejas, facções, contendas, mas que são condenadas por Deus.
5. O que acontecerá com os santos que desceram à sepultura?
( I João 2: 17;
Salmos 90: 10;
Eclesiastes 9: 4 a 10;
João 5: 25;
I Tessalonicenses 4: 16 )
Sabemos que ninguém viverá eternamente andando segundo sua própria vontade. A vida do homem é dos 70 aos 80 anos e os que passarem disso é canseira e enfado. Após esse período, vem a morte. E depois disso? Os mortos não sabem coisa alguma, suas memórias caem no esquecimento, viram pó. Porém, os que foram santos em suas vidas, ao descerem à sepultura, não morrem, mas dormem no pó da terra e, na vinda do Senhor Jesus, serão ressuscitados e receberão vida eterna no Reino de Deus.
6. O que o homem receberá, na vinda do Senhor Jesus, por ser santo?
( Deuteronômio 28: 1 a 14;
Salmos 24: 4, 5; 37: 25 )
A recompensa final do santo se dará na vinda de Jesus Cristo, quando receberá a vida eterna, porém, em toda sua vida ele é agraciado com as bençãos do Senhor, como diz o salmista, que o justo ( santo ) não será desamparado nem a sua descendência mendigará o pão. O santo será bendito em tudo o que fizer.
7. Quando se verá a diferença do santo ( serve a Deus ) e do ímpio ( não serve a Deus )?
(Romanos 2: 5 a 9; 6: 22, 23;
Mateus: 13: 36 a 43;
I Tessalonicenses 4: 17;
Malaquias 3: 14 a 18 )
Todo homem, após completar sua jornada de trabalho, é merecedor de seu salário. Assim, todos que estão no mundo, que é a seara do Senhor, receberão o seu salário conforme a obra que fizeram, a saber: a vida eterna, aos santos que perseveraram em fazer o bem; porém a destruição total de todo o homem que pratica o mal, é desobediente a Deus e obediente à iniquidade. Isso acontecerá na vinda do Senhor Jesus e, neste dia, será possível ver a diferença de quem é santo ( obediente a Deus ) e de quem pratica a iniquidade ( desobediente a Deus ).
Comentários
Postar um comentário