OS PRIMEIROS PASSOS DA IGREJA

Leitura do estudo: Atos 2: 37 a 47

Verso Inicial: " De sorte que crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém se multiplicava rapidamente o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé ". Atos 6: 7

Objetivo da Lição:

A cidade de Jerusalém não se relaciona somente com o povo de Israel e sua religião. Lá, no dia de Pentecostes, nasceu a Igreja de Deus, quando 3 mil almas desceram às águas e receberam o batismo em nome do Senhor Jesus. No primeiro século de nossa era, as demais congregações recorriam à Igreja de Jerusalém, pois lá estavam os apóstolos e lá eram tomadas as decisões.

Questionário:

1. Quem edificou a Igreja? Por onde deveriam começar sua missão de evangelizar o mundo? 
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ( Mateus 16: 18 )
E por Jerusalém se daria início à divulgação do Evangelho. Depois iria por toda a Judéia, Samaria, até os confins da terra. 
Se prestarmos bem atenção no livro de Atos, veremos que esta foi a trajetória seguida pelos apóstolos. 

2. Que falou Jesus a respeito do Espírito Santo que viria sobre os discípulos? Em qual lugar eles deveriam esperar o cumprimento da promessa?
O Senhor Jesus, após ressuscitar, reiterou a promessa do Pai Celestial, que haveria de derramar sobre eles poder para que fossem capazes de cumprir com a missão que a eles fora incumbida pelo mestre. 
Os discípulos precisariam da virtude do Espírito Santo para a grande obra que tinham a realizar. A profecia de Joel cumpriu-se parcialmente no dia de Pentecostes, ocasião em que judeus de todo o mundo e inúmeros forasteiros vinham a Jerusalém para a festa. 

3. Como se deram as primeiras conversões? Qual era o estilo de vida dos primeiros cristãos? 
Com a pregação e ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos, a Palavra foi aceita no início por muitas pessoas. A primeira conversão nos fala de três mil almas e, logo em seguida, já eram cinco mil. 
Na igreja desta época foi criada uma sociedade que visava a justa distribuição dos bens de cada membro. Tudo se fazia modo voluntário, pois ninguém era obrigado a vender o que possuía para doar à Igreja. Porém, a ordem do Senhor Jesus era para que o evangelho fosse pregado fora de Jerusalém, e quase três anos depois da morte de Jesus Cristo eles ainda continuavam na cidade, onde cada dia aumentava o número de pessoas vindo de outras partes. Por essa razão, foi permitida uma grande perseguição. 
Depois da morte de Estêvão, houve uma perseguição aos crentes de Jerusalém, e todos, menos os apóstolos, foram dispersos para outras regiões. Por onde iam anunciavam aos judeus e até aos gentios, a Jesus Cristo. Esta dispersão possibilitou a entrada na Igreja dos Samaritanos e, mais tarde, de Cornélio ( por meio do batismo ) e dos seus, assim como a entrada dos gentios na Igreja. 

4. Onde se realizou o primeiro Concílio da Igreja de Deus e qual foi o tema abordado? 
Muitos dos fariseus que se convertiam à fé cristã procuraram implantar a doutrina da circuncisão entre os novos professos. Tal atitude provocou muita discórdia e oposição de Paulo e Barnabé. Reunidos em Jerusalém, os apóstolos e os anciãos deram um parecer favorável à liberdade dos gentios, no que se refere ao cumprimento da lei de Moisés. 

5. Que cidade dos gentios foi a primeira a aceitar a pregação dos apóstolos? 
Em Antioquia se formou a primeira igreja de gentios, que contou por muito tempo com o trabalho dos apóstolos e profetas. Esta Antioquia se situava na Síria. Não devemos confundi-la com a Antioquia da Pisídia. ( Atos 13: 14
Os que aceitaram a mensagem ficaram conhecido por cristãos, um termo que, ao longo dos séculos, foi perdendo seu significado original. Não foram chamados batistas, adventistas, luteranos e neopentecostais.

6. Quais as últimas informações que temos da primitiva Igreja de Jerusalém?
A igreja de Deus em Jerusalém, nos primeiros 38 anos de sua existência, funcionou como Igreja sede e as congregações mais distantes sempre recorriam à sua autoridade. 
Um declínio espiritual se verificou logo após a queda desta cidade, no ano 70 d.C. Mas, já em 69, chegou a Pela, a leste do rio Jordão. Esta se chamava Igreja de Jerusalém, e seu pastor estava no exílio, em consequência da guerra entre romanos e judeus. 
Jesus Cristo já havia profetizado sobre a destruição da cidade e sobre a fuga dos escolhidos. Ele recomendou que a Igreja orasse para que a saída deles não fosse no sábado ou no inverno, pois seria um tempo de tristeza para a Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?