POSSO ESTAR SALVO, FORA DA IGREJA ?

Leitura do estudo: Atos 11: 1 a 18

Verso Inicial: " E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar. "  Atos 2: 46, 47

Objetivo da Lição:

Esclarecer à Igreja que,  quem se afasta ou deixa de congregar, seguramente está optando pela perda da salvação, se é que está salva. Muitos chegam ao batismo, mas sem uma conversão sincera e perdem seu tempo. 
Há pessoas que se afastam da Igreja e deixam de congregar com relativa facilidade. Neste caso não houve verdadeira conversão, ou a pessoa não tem um coração reto diante de Deus e se entrega à apostasia. 
Outras há que não valorizam a obediência à Palavra de Deus e nem a necessidade de um ministério íntegro, e como varas agitadas pelo vento, aceitam qualquer coisa, qualquer doutrina, se tornando alvo fácil para os falsos obreiros. 
Nossos pastores devem ser rigorosos na entrevista pré-batismal, exigindo do convertido sinceridade. 
Aqueles que ingressam na Igreja e mais tarde a deixam, devem estar convencidos de que estão perdidos; que Deus os tem por filhos, tão somente se permanecerem na comunhão e fé. 
Há também os que " nunca encontram a Igreja ".  Pois possuem suas próprias ideias e rejeitam a Palavra.


Questionário:

1. Que encaminhamento é dado por Deus a alguém que deve ser salvo?
Que contate o ministério e ingresse na Igreja. O justo Cornélio teve que chamar a Pedro, e Saulo teve que procurar a Ananias. 
Os que haviam de salvar eram colocados na Igreja, pois esta é o corpo de Cristo: "...E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar. "  ( Atos 2: 27 )
Portanto: fora do Corpo, fora de Cristo!


2. Que dois importantes ensinos bíblicos deve-se exigir dos que almejam a salvação?
Conversão sincera mediante arrependimento e frutos, seguidos do legítimo batismo das águas, na Igreja de Deus: " E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. " ( Atos 2: 38 )


3. É possível permanecer ligado a Cristo, se estamos fora da Igreja?
Qualquer um que estiver sem batismo ou fora da Igreja, não está com Cristo ou nele. Não basta crer nele! É necessário crer, sim, mas segundo a Palavra: " quem crê em mim, como diz a Escritura... " ( João 7: 38 )


4. É realmente necessário tomar parte das reuniões da Igreja?
O crente, uma vez batizado deve congregar, ter comunhão e participar de todas as atividades da Igreja.
" Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. " ( Atos 2: 44, 46 )


5. Qual é a legítima representação de Deus atualmente na Terra?
É a Igreja que ele mesmo estabeleceu: "...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. "  Foi formada de suas testemunhas, para as quais disse: "...e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!  ( Mateus 16: 18; 28: 20 )
Esta Igreja subsistiria à perseguição da Era Negra e novamente pregaria a povos, nações e línguas. ( Apocalipse 12: 6, 1410: 11 ) Ela é o novo Reino Sacerdotal de Deus e a que O representa. ( Êxodo 19: 6I Pedro 2: 9 )


" Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós.. " 
( João 15: 7 ) 
" Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus..." 
( Romanos 8: 1 )


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?