A LEI DE DEUS E O EVANGELHO

Leitura do Estudo: João 8: 1 a 11

Verso Inicial: " Anulamos a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. "  Romanos 3: 31

Objetivo da Lição:

Em nossos dias, quando se fala em lei, logo as pessoas já a associam aos judeus e ao Antigo Pacto. Alguns apresentam a graça, como forma de resistir a qualquer análise do assunto. Estamos debaixo da graça! É esta a resposta. No entanto, perguntamos: O que é a lei? São lei e graça dois opostos 
? Outros argumentam que antigamente o homem era salvo pela lei e que em Cristo estamos livres da responsabilidade de se obedecer aos mandamentos. Desconhecem a separação das diversas leis e misturam tudo. Vamos nessa lição buscar encontrar harmonia e entendimento do assunto. Não foi sem razão que Paulo bateu o pé, ao dizer que, de modo algum podemos anular a lei; ao contrário, pela fé a estabelecemos.

Questionário:

1. Segundo as Escrituras Sagradas, qual é a definição de pecado? Como Paulo identificou e concluiu ser pecado a cobiça?
Pecado é a transgressão da Lei, e se esta não existir o pecado é nulo; não existe.
" Todo aquele que comete pecado transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei. " 
" Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. "

2. O que aconteceria com o pecado se a Lei de Deus, ou os Dez Mandamentos não mais existissem?
Definitivamente, se a Lei de Deus não mais existir ou vigorar, o pecado automaticamente também deixa de ser pecado. 
" Pela lei vem o conhecimento do pecado..." 
" ...porque onde não há lei também não há transgressão. " 
"...mas o pecado não é imputado, não havendo lei. " 
" Ora o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. "

3. Como compreender certas passagens que dão a entender que a lei durou até João Batista ou foi cravada na cruz, se Paulo afirma que identificou o pecado pela Lei?
Existe dois agrupamentos que separam uns mandamentos de outros. A divina Lei moral dos Dez Mandamentos, escrita por Deus em duas tábuas de pedra e a Lei Cerimonial, escrita por Moisés num livro ( rolo ), que engloba diversos mandamentos cerimoniais, rituais quanto ao sacrifício de animais, normas de comportamento dos sacerdotes, circuncisão, etc. A Lei Cerimonial era um suporte para o funcionamento da Antiga Aliança, encerrada na cruz com a morte do Cordeiro de Deus: Jesus, o Cristo. Durou até João por que este já anunciava a remissão de pecados através de Cristo. Os Dez Mandamentos seguiram vigorando dentro da Nova Aliança e são estes que identificam o pecado. Nosso compromisso é com a Lei de Deus e não mais com a Lei Cerimonial.

4. Qual é a diferença entre o crente, que anda em Espírito e o homem que vive na carne e em pecado?
O que anda em Espírito, é cumpridor da Lei de Deus e a esta se sujeita, e o pecador se opõe e a transgride, pois vive na carne e os que assim vivem são inimigos de Deus: " Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus,  pois não é sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. "  
Quem anda em Espírito, não está debaixo da Lei, mas, os transgressores, sim, estão debaixo dela e produzem obras da carne. 

5. Sendo que a Lei moral se constitui de Dez Mandamentos e o quarto ordena a santificação do Sábado, qual é a situação dos religiosos que quebrantam este Mandamento?
Estão igualmente na carne e em pecado, pois a transgressão de um, implica na desobediência de todos. 
Recordem que, após a morte de Cristo, seus discípulos seguiram guardando o Sábado. Se a Lei cravada na cruz fosse a de Deus, eles não mais obedeceriam.

6. Como fica o sacrifício de Cristo por nossos pecados? Que vem a ser a graça e o que esta representa em relação à Lei de Deus?
Na verdade, se também a Lei de Deus foi abolida, então, a partir daí o pecado deixou de ser pecado, deixou de existir. Neste caso, todos os homens estão salvos e nada devem diante de Deus; logo, Cristo morreu em vão e inutilmente estamos pregando o Evangelho. Na verdade, a graça, a misericórdia, a benignidade imerecida outorgada pela morte vicária de Cristo é que nos assegura o perdão das nossas transgressões. Se não vigora mais a Lei, não vigora igualmente o pecado e não precisamos da graça. No caso da mulher apanhada em flagrante adultério, temos a compreensão exata do que é a Lei e a graça. O Senhor Jesus perdoou a mulher ( usou de graça ), mas lhe ordenou que não pecasse mais, ou seja, que não transgredisse mais a Lei. Por outro lado, vemos que os escribas e fariseus queriam lhe aplicar a outra lei, a de Moisés, que mandava apedrejar os transgressores da Lei moral ( no caso, um adultério ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?