DIAS FINAIS, TEMPOS DIFÍCEIS

Leitura do Estudo: II Timóteo 3: 1 a 7

Verso Inicial: " Amados, quando empregava toda diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos ".   Judas 3

Objetivo da Lição:

Nós cremos que os apóstolos escreveram suas cartas sob a direção do espírito santo,
portanto, cremos que Deus, por meio do seu espírito, usou estes apóstolos para nos deixar o alerta de que os tempos, que antecederiam a volta de Jesus Cristo, seriam difíceis. E é isso o que estamos presenciando atualmente: prostituição desenfreada, não há mais temor a Deus, violência, falta de amor ao próximo, etc. 
Vamos procurar, no pequeno espaço desta lição, comparar as profecias bíblicas sobre os tempos finais e ver quais estão se cumprindo em nossos dias, para que não venhamos a desfalecer e perder a fé pelos fatos que estão ocorrendo entre nós.

Questionário:

1. Qual foi um dos primeiros sinais que Jesus Cristo relatou que ocorreria antes da sua vinda?
O Senhor Jesus apresentou sinais que ocorreriam antes da sua vinda e a grande maioria deles já se cumpriu, outros estão em curso, e outros ainda ocorrerão. Vejamos, um dos primeiros sinais, seria a perseguição que os apóstolos e discípulos sofreriam, por amor ao nome de Jesus Cristo. Isto já ocorreu e está relatado no livro de Atos dos Apóstolos.

2. Qual é a profecia de Jesus Cristo que teve o início de seu cumprimento nos dias dos apóstolos e o final está ocorrendo nos dias atuais?
Outro sinal, é que Israel seria levado cativo para todas as nações, e Jerusalém seria pisada pelos gentios até que o tempo deles ( dos gentios ) se completasse. O início desta profecia ocorreu quando os romanos tomaram Jerusalém e o seu cumprimento está ocorrendo nos dias atuais, pois desde 1917 permitiu-se o retorno de Israel para sua terra.

3. Como estarão vivendo os moradores da Terra na vinda do Filho do Homem?
( Judas 7
Não vamos nos ater no sinais que já se cumpriram, como os descritos acima, analisaremos os sinais que estão se cumprindo nos dias atuais. O Senhor Jesus disse que nos dias em que o Filho do Homem se manifestar, os moradores da Terra estarão vivendo como viviam os moradores de Sodoma.

4. Como viviam os moradores de Sodoma?
A Bíblia nos declara que eles viviam impiamente, em prostituição, indo após outra carne, ou seja, homem se inflamando por homem, mulher por mulher.

5. O que está ocorrendo na atualidade, que é um sinal de que estamos nos últimos dias?
Tornou-se normal na sociedade o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Portanto, isto é um sinal de que estamos nos últimos dias, é cumprimento da profecia dada pelo Senhor Jesus. 

6. O que acontecerá com a humanidade na vinda do Senhor Jesus? E por quê?
Jesus Cristo vaticinou, alertando, que na sua vinda,  os homens serão tomados de surpresa, pois estarão vivendo como nos dias anteriores ao dilúvio, preocupados unicamente com a satisfação pessoal. E isto temos visto até por meio das religiões, pois as que mais crescem são aquelas que apregoam a busca da riqueza.

7. Que alerta temos sobre os dias finais?
Outro alerta que temos acerca dos dias finais é de que serão tempos difíceis. Mas difíceis para quê? Para servirmos a Deus, pois os homens serão mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. O Senhor Jesus chegou a questionar se encontraria fé quando voltasse e, disse, também, que o amor de quase todos esfriaria. Fiquemos pois alertas para vencermos.

8. Por que Jesus Cristo nos alerta para vigiarmos e orarmos, em relação ao dia da sua vinda?
O Senhor Jesus deixou um conselho à Igreja: Para que não aconteça que os cuidados desta vida seja causa de sermos surpreendidos naquele dia. Aceitemos, pois, o conselho do mestre e vigiemos em todo o tempo, orando, para que possamos escapar e estar em pé na presença de Jesus Cristo.

9. Sendo a última era da Igreja, a era de Laodicéia, o que significa " ser morna " e " estar a ponto de ser vomitada "?
Devemos lembrar que a última era da Igreja, é a era de Laodicéia, a qual o Senhor Jesus diz que, por ser morna, está a ponto de ser vomitada da sua boca. Isto significa que a Igreja que deveria levantar a sua voz contra o proceder do mundo, a ele se adapta. Os pastores, responsáveis pelo rebanho do Senhor, devem lembrar-se que se vomita o que está fazendo mal ao corpo. Eles devem ensinar os membros da Igreja de Deus a serem agradáveis ao Senhor,  incontaminados da corrupção do mundo, pois estamos nos dias finais e tempos difíceis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?