POR QUE CONGREGARMOS?

Leitura do Estudo: I Coríntios 12: 12 a 27

Verso Inicial: " Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. "   Hebreus 10: 25

Objetivo da Lição:

Provar que o crente não deve em hipótese alguma, se afastar da congregação, sob pena de ficar em trevas e cair da Fé. É falsa, mentirosa e demoníaca a ideia de que podemos continuar servindo a Deus fora da Igreja! 
Diferentemente de outras associações ou empresas, a Igreja depende da unidade e comunhão de seus membros, para subsistir e cumprir sua missão. 
O inimigo, no entanto, tem colocado na mente das pessoas que elas, mesmo estando afastadas da Igreja, seguem em comunhão com Deus, têm suas orações ouvidas e seu culto particular é aceito nos céus. 
Um trabalhador pode deixar o emprego da empresa, sair do convívio dos demais colegas e continuar a trabalhar lá fora. Com a Igreja é diferente! É como o galho de uma árvore que se rompe do tronco; dias após está seco e só serve para ser queimado! 
Uma vez na Igreja, é mister ser ativo, participar, ter comunhão e se relacionar bem com todos, pois somos um Corpo, mais especificamente: o Corpo de Cristo!

Questionário:

1. Seria uma boa prática se afastar, deixar de congregar ou sair da Igreja?
Deixar de congregar é começar a morrer espiritualmente. " Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia ." - ( Hebreus 10: 25 )

2. De acordo com as Escrituras, que vem a ser a Igreja?
O Corpo de Cristo. 
Assim como Ele é um só e não se divide, igualmente fica condenada toda a forma de divisão da Igreja: " Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. " ( Colossenses 3: 15 )

3. Que sucede quando estamos mal ou não temos comunhão com os irmãos?
Estamos em trevas, nossas ofertas e orações não chegam a Deus. 
" Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. " ( Mateus 6: 15 ) 
" Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado . " ( I João 1: 7 )

4. É verdade que podemos seguir crentes, em paz com Deus e firmes em Jesus Cristo, estando afastados da Igreja?
Não, é pura mentira. Veja o que disse o Senhor Jesus: " Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. " ( João 15: 4 a 6 ) 
Paulo disse não haver condenação para quem estiver em Cristo. 
Fora da Igreja, fora do Corpo, é o mesmo que estar desligado da Cabeça, que é o Senhor Jesus!

5. Teria Deus apontado ou permitido outro caminho fora da Igreja, para quem queria salvar? 
Atos 8: 27;   10: 48;   11: 14, 18;    22: 16 )
Todos os que haviam de se salvar eram incorporados na Igreja, mediante o batismo das águas: " ...E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar. " - ( Atos 2: 47 ) 
Isto ocorreu com Saulo, judeu da Tribo de Benjamim, com o prosélito, eunuco de Candace, e com o gentio Cornélio.

6. Quem importante plano tinha Deus, ao formar a Sua Igreja?
Unir, num só Corpo, todos os filhos dispersos.
" A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho. " - ( Efésios 3: 6 )

7. Em que grave erro incorremos ao acharmos que todos os movimentos evangélicos são Igrejas?
Contrariamos a Deus e a Sua Palavra, que não admite mais que um Corpo e aprovamos as condenáveis divisões refutadas nas Escrituras. Para sermos sinceros, temos que ser coerentes!

" Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. " 
• ( I Coríntios 12: 12 )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR