O TERCEIRO MANDAMENTO

Leitura do estudo: Romanos 2: 17 a 24.
Verso Inicial: " Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. "  Êxodo 20: 4

Objetivo da Lição:
Através desta lição, vamos aprender a não tomarmos o nome de Deus em vão, pois, muitos tem feito este ato, e com isto vem sofrendo consequências em suas vidas devido as suas palavras e ações.
Que possamos, após o estudo desta lição, termos maior conhecimento a respeito do terceiro mandamento.

Questionário:
1. Como o dicionário define a palavra Deus? E a Bíblia, o que diz?
(Dicionário Aurélio, 2° edição;
Jó 38: 1 a 41;  39: 1 a 30;  40: 1 a 24;  41: 1 a 34)
O dicionário da língua portuguesa define a palavra Deus, como: Princípio Supremo, Ser Infinito, Perfeito, Criador do Universo, porém, a Bíblia diz que o Poder e a Majestade de Deus, estão além da nossa capacidade de definir quem Ele é.

2. De que forma somos advertidos em relação ao uso do nome de Deus?
( Levítico 19: 12 )
Diante desta grandeza, somos advertidos a não jurarmos falsamente e nem tomarmos o nome de Deus em vão.

3. De que maneira podemos fazer o nome de Deus ser blasfemado?
( I Samuel 12: 14 )
Quando falamos algo do Presidente da República, não precisamos citar o seu nome para saber a quem estamos nos referindo, assim também, não precisamos citar o nome de Deus para blasfemá-lo. No entanto, nosso mal testemunho, como o que aconteceu com Davi, também poderemos blasfemar o nome de Deus.

4. Quando Deus não nos considera inocentes?
( Êxodo 20: 4;
Hebreu 11: 2, 16;
Naum 1: 3)
Davi foi punido por ter pecado, da mesma forma, o que pratica pecado causa escândalo e consequentemente, blasfema o nome de Deus. Assim, não será inocente, pois estará tomando o nome de Deus em vão.

5. Que tipo de expressão é muito usado pelo homem? Isto caracteriza tomar o nome de Deus em vão?
( Mateus 5: 37;
Tiago 5: 12;
Efésios 4: 25)
Outros tem o costume de usar a expressão: " Meu Deus do céu! ", sem um motivo forte, isto também caracteriza tomar o nome de Deus em vão, pois estão se referindo a Deus de uma maneira qualquer e sem a devida santidade que Ele merece.

6. Quando é que podemos estar tomando o nome de Deus em vão?
( Mateus 15: 8, 9)
Estaremos também tomando o nome de Deus em vão, quando oramos, adoramos, cultuamos a Deus, sem ter nada no coração, sendo somente com os lábios.

7. Dê que forma o povo de Israel profanou o nome de Deus?
( Ezequiel 36: 17, 20; 
Salmo 74: 18)
O povo de Israel profanou o nome de Deus, quando, por seus pecados, foram espalhados, entre as nações, e zombavam deles dizendo: " este é o povo do Senhor?"

8. Como podemos estar tomando o nome de Deus em vão?
( Tiago 1: 22;
Mateus 7: 21 a 23;
Lucas 6: 46)
Você pode estar se perguntando, como podemos estar tomando o nome de Deus em vão? Podemos estar fazendo isso, quando somos apenas ouvintes da palavra. Muitos que estão tomando o nome de Deus em vão, serão surpreendidos naquele dia, porque tem se levantado, fazendo curas, milagres, prodígios, etc, mas praticam iniquidade, então, na vinda do Senhor ouvirão: " ..apartai-vos de mim..., nunca vos conheci..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?