A FÉ E A OBRA

Leitura do estudo: Daniel 3: 15 a 27 
Verso Inicial: " Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam ". Hebreus 11: 6

Objetivo da Lição:
Mostrar que a simples fé implica uma disposição de intelecto para confiar em outra pessoa. Difere da credulidade porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro, de fato, e ainda que muitas vezes transcenda a nossa razão, não lhe é contrário. A credulidade, porém, alimenta-se de coisas imaginárias, e é cultivada pela simples imaginação. A fé difere da crença, porque é uma confiança do coração e não apenas uma aquiescência intelectual. A fé em Deus deve ser uma confiança tão forte em nós a ponto de produzir uma influência na nossa atividade mental e espiritual, devendo, normalmente, dirigir nossas vidas, e deixarmos o pecado para fazermos a vontade de Deus.

Questionário:

1. Qual é o perigo de uma fé mal orientada?
( Isaías 44: 13 a 20;
João 12: 43 )
A fé pode ser vista de várias formas nas Escrituras. Há uma qualidade de fé que é característica natural do homem. Mesmo na perversidade ou numa condição afastada da verdade, o homem usa essa qualidade de fé, ainda que deturpada, orientada para a perversidade. A pessoa que não conhece a verdade pode experimentar essa fé e confundi-la com a verdadeira. A fé mal orientada, aquela que não segue a verdade, faz o homem se sentir senhor da situação. Ele faz para si um deus morto, para ter domínio sobre ele, sendo que, na verdade, essa classe de fé é uma afronta a Deus. Como Deus criou o homem à sua imagem e semelhança ( Gênesis 1: 26 ), assim o homem cria um objeto, à sua imagem e semelhança, e se torna escravo pela adoração à sua própria criação.

2. Por que Deus tinha certeza que o povo de Israel não cumpriria os seus mandamentos?
( Deuteronômio 5: 27 a 29;  9: 12;
Oséias 4: 6 )
Diante da presença de Deus e na contemplação do grande milagre da libertação do Egito, o povo de Israel estava pronto a declarar que tinha fé e que cumpriria em obediência tudo quanto o Senhor falou. Mas Deus sabia que a qualidade de fé do povo não era suficiente e não os enganou, pois o Senhor lhes disse: " Falaram bem tudo quando disseram. Quem dera que eles tivessem tal  coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo os meus mandamentos! ".

3. Quem defende o pecado tem fé em Deus?
( Romanos 8: 7, 8;  2: 12, 13;
II Timóteo 4: 1 a 4 )
A pessoa que não se sujeita à lei de Deus, não pode agradar a Deus. Na verdade, não existe nenhuma dificuldade do homem identificar o pecado e entender que ele é um pecador, que não tem salvação. Mas, se existe alguém, além de satanás, que defende o pecado, é a pessoa que possui uma falsa fé. ( A pessoa ensina algo errado muitas vezes sem saber. )

4. Quem vive no pecado prática alguma obra?
( Provérbios 30: 12;
Tiago 2: 14, 17;
I João 3: 4;
I Pedro 1: 17, 22;
Apocalipse 22: 12;
Romanos 6: 23 )
Muitos, por desconhecimento, outros por hipocrisia, mesmo sabendo que a fé verdadeira requer obediência, enganam-se a si próprios com uma falsa religião, uma falsa fé, uma fé morta. Sabendo que o pecado é rebelião contra a vontade de Deus, é uma afronta à santidade divina. Assim, quem vive no pecado pratica as obras das trevas, sendo que a nossa obra consiste em fazer a vontade de Deus.

5. Em que consiste a fé de um pecador?
( Isaías 29: 13;
Ezequiel 33: 31;
Tito 1: 14;
Marcos 7: 7 )
O pecador nunca invoca a justiça com retidão, nem pleiteia com verdade, confia na vaidade, está sempre pensando no mal e dá a luz a iniquidade. Por outro lado, engana-se a si mesmo com uma falsa fé que consiste em mandamentos de homens, tradições e vãs filosofias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?