CARNAVAL
Leitura do estudo: I Pedro 4: 1-4
Verso Inicial: " E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia ". Lucas 21: 34
Objetivo da Lição:
Muitos acham que esta festa traz alegria, paz, união. Mas, o que há por trás dessa festa? Qual é a origem desse festejo? Será que era uma festa dedicada ao verdadeiro Deus ou a deuses pagãos?
1. Onde se originou o carnaval?
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.
A própria origem no carnaval ainda é algo indefinido para os historiadores. Muito embora o carnaval, segundo a Enciclopédia Barsa, seja definido como " um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima, a chamada terça-feira gorda ", podemos afirmar, com toda a certeza, de que se trata de uma festividade totalmente pagã, que não guarda nenhuma relação com o cristianismo.
O carnaval tem sido atribuído à evolução e a sobrevivência do culto de Ísis, dos festejos em honra de Dionísio, na Grécia, e até mesmo às festas dos " inocentes " e " doidos ", na idade Média, dando origem aos carnavais dos tempos modernos.
2. Qual o significado do termo " carnaval "?
Como a Igreja pautava-se nos padrões éticos e morais, não permitia uma série de excessos na Quaresma, como a realização de bacanais e saturnálias. Então, as pessoas passaram aproveitar o último dia antes do início da Quaresma para fazerem tudo a que " tinham direito ". O carnaval é realizado justamente neste período e remonta as características das festas pagãs.
O termo " carnaval " significa o " adeus à carne " ou " a carne nada vale " ou " despedida dos chamados prazeres carnais " e, por isso mesmo, traz em sua significação a celebração dos prazeres terrenos.
3. O carnaval era dedicado a falsos deuses?
Alguns especialistas tentam relacionar as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ísis e Osíris.
Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção agrícola.
4. Como era comemorado o carnaval na antiga Roma e no Egito?
É importante ressaltar que antes das Saturnálias ( Romanas ), no Egito, no período da estação do outono realizava-se a festa do boi Apis ( animal sagrado ). Escolhia-se o boi mais belo e todo branco o qual era pintado com várias cores, hieróglifos e sinais cabalísticos ( branco = pureza, então, pintar o boi significa torná-lo impuro ). O boi era conduzido pelas ruas e levado até o rio Nilo, onde era afogado. Em procissão, sacerdotes, magistrados, homens, mulheres e crianças, fantasiadas grotescamente, iam atrás dele ( o boi ) dançando, cantando em promiscuidade até seu afogamento.
O carnaval comemorado na antiga Roma era marcado por celebrações em busca dos prazeres e brincadeiras. Todos os negócios eram suspensos, os escravos eram libertados no período, as pessoas trocavam presentes, elegia-se um rei de mentira que saía em cortejo pelas ruas da cidade e as restrições morais eram relaxadas. No entanto, a Saturnália iniciava-se com César e eram protegidas por Baco, O deus do vinho ( daí o termo bacanal ). Nos dias de folia, tudo se invertia e ao participar dessa inversão, as pessoas representavam papéis, e fingiam ser o que não eram. Tanto que o rei da festa, o rei Momo, era um escravo ( da classe mais baixa de Roma ) e podia ordenar o que quisesse durante as festividades. Durante seu reinado, era praticado, sobre o seu comando, todo tipo de orgia, bebedeira e lascivia. No término das festividades, ou seja, no final do quarto dia, o rei Momo era sacrificado de forma brutal no altar de Saturno. Mas quem afinal é entidade momo?
Momo era o deus da irreverência, e irreverência, segundo os léxicos, é sinônimo de desrespeito, profanação, sacrilégio, ofensa, desconsideração, desculto, desveneração e relaxo.
5. Quando surgiram as fantasias e os bailes de carnaval?
Já no período das Saturnálias com a troca de identidade, onde as pessoas fingiam ser o que não eram e até mesmo a criação do rei de mentira. Já na época do renascimento ( entre o século XII e século XVII ), incorporaram-se fantasias e bailes de máscaras ao carnaval.
Conclusão:
Carnaval é na verdade uma festa de oposição a Deus, festa baseada na prostituição, bebedeira, e irreverência e carnalidade.
Comentários
Postar um comentário