SAI DELA POVO MEU
Leitura do estudo: Apocalipse 18: 1 a 5
Verso Inicial: " Saí do meio dela, ó povo meu, e livrai a cada um a sua alma do ardor da ira do Senhor ". Jeremias 51: 45
Objetivo da Lição:
O povo sempre gostou de festas, coisas que trazem alegria, encanto, magia. Muitos são os festejos que existem hoje. Mas, será que todos sabem a origem de todas essas festas? Será que nós, filhos de Deus, participando dessas coisas agradaremos a Deus? Esta série de estudos sobre alguns festejos do mundo tentará mostrar isso.
Questionário:
1. O que são festas ou festejos?
Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, festa é uma reunião em que há regozijo, um dia santificado. Festejo é fazer festa em honra de; solenizar, celebrar.
2. O povo de Deus fazia festas ou festejos?
O povo de Deus, os israelitas, faziam e fazem festas ou celebridades ao seu Deus, o Criador. Algumas, por motivo de alegria devido o plantio e a colheita, o início do ano, e algumas comemorativas, como a Páscoa e os Pães Ázimos e tantas outras, onde o centro é louvar, honrar e celebrar ao Eterno, o Criador.
3. Havia festas em que o povo de Deus participava e que não agradava a Deus?
Quase 40 anos depois, os israelitas foram à outra festa. Mas dessa vez, as pessoas que os convidaram não eram adoradores de Deus. Na verdade, eles adoravam outros deuses e tinham relações sexuais com pessoas com quem não eram casados. Será que essa festa agradava a Deus? Será que até hoje nós não vemos festas assim? Bem, Deus não se agradou nada dessa história e puniu os israelitas.
4. O que é a Babilônia de Apocalipse e por que Deus pede para o Seu povo sair do meio dela?
A Babilônia do Apocalipse significa a grande prostituta, a meretriz, aquela que a todas as nações deu a beber do vinho da sua prostituição. Esta Babilônia é um grande poder mundial que fez introduzir heresias contra Deus, entre elas, muitas festas idólatras. Deus pede para o seu povo não se misturar com Babilônia para não sofrer os mesmos danos que a Babilônia sofrerá.
5. Que festas Babilônia introduziu no mundo?
Muitas festas foram criadas para adoração de diferentes deuses em diferentes culturas pelo mundo. Estas festas pagãs, por meio de Babilônia, ganharam novos nomes e personagens conhecidos nas escrituras gregas. Chamam isto de festas pagãs cristianizadas, ou seja, como a igreja Católica teve domínio temporal, tanto religioso como civil, praticamente toda a Europa foi governada por ela, além de outros continentes, e a maioria eram povos pagãos que se converteram ao catolicismo. Porém, os pagãos não se tornaram cristãos do dia para noite. Os sacerdotes católicos passaram a cristianizar muitas festas pagãs, dando-lhes um novo sentido. A maioria dos templos pagãos foram sendo derrubados e no seu lugar erigidas igrejas da nova fé. O que a igreja não conseguiu destruir das antigas práticas religiosas, adaptava, transformando-as em práticas cristãs. Assim surgiu o natal, quaresma, páscoa de coelhinhos, corpus Christi e outras tantas.
6. Que outras festas surgiram e que desagradam a Deus?
Além de festas devocionais com caráter mais religioso, surgiram outras bem clássicas do paganismo com muita orgia, bebidas e comidas com fanfarras, como o carnaval, fim de ano, festa junina e outras. Também, algumas do caráter pessoal, como aniversário e outras de cunho social, como as olimpíadas.
7. Podemos fazer festas? Sim ou não?
Assim quando fizermos uma festa, nos alegramos, comemos e conversamos, buscando uma unidade e alegria de servir a Deus, devemos ter a certeza de que ela é do tipo que Deus aceita. Podemos fazer festas em qualquer época do ano. Não precisamos esperar um dia específico. Podemos fazer uma comida diferente e nos divertir. A grande questão é saber o que é de fato uma festa, pois o que muitos chamam de festa é pura bagunça, orgia e outros males.
Há também o termo festa para um encontro espiritual, uma vigília, uma confraternização, inauguração. Festa nesse sentido se refere a alegria de estar ali cultuando a Deus reunido com os irmãos.
Comentários
Postar um comentário