A IGREJA COMO EDIFÍCIO DE DEUS

Leitura do estudo: I Pedro 2: 1 a 10

Verso Inicial: " Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas. No qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo no Senhor ". Efésios 2: 20 a 22

Objetivo da Lição:

Evidenciar a importância e a necessidade da Igreja de Deus estar edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo Jesus Cristo a pedra angular, no qual todo o crente deve ser edificado para habitação de Deus no Espírito Santo.
Alertar para o perigo que correm aqueles que desavisados tomam decisões precipitadas com relação à Igreja. Achando que todas fazem parte do plano de Deus, na salvação do homem, ou que todos estão fundamentados na mesma base sem conferir se de fato isto é verdade.

Questionário:

1. Quem é o verdadeiro fundamento dos cristãos como pedra principal? E que tipo de material ele usou na construção desse edifício?
A Igreja de Deus foi edificada sobre a pedra principal de fundamento, que é Jesus Cristo, como templo espiritual. Construída com materiais preciosos, com todas as riquezas do ser humano, com muito maior durabilidade.

2. Como a Igreja é necessária em todos os tempos, onde deve estar edificada? E por quê?
A Igreja foi edificada na doutrina dos apóstolos e dos profetas, que foram os transmissores da vontade de Deus.
Hoje existem, nas grandes metrópoles, as favelas aonde as pessoas pobres constroem os seus barracos com tábuas, zinco, papelão. Por mais humilde que seja se torna um lar.
Mas o templo de Deus deve ser construído com materiais de alto valor, porque é um lugar de honra e de adoração, em espírito e em verdade, a Deus, porque Ele é tudo em todos.
" Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida ". ( Salmos 122: 3 )
A Igreja foi edificada para ser pedra viva, habitação de Deus, casa espiritual, santa e agradável a Deus, por Jesus Cristo. A verdadeira Igreja nunca teve o seu fundamento em doutrina baseada em sabedoria humana, que negligencia a verdade.

3. Se a sua igreja é considerada um edifício, mas não estiver edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas.. Quem é ela? Sonho ou realidade? E onde está edificada?
É importante salientar que aquele que crê no Senhor Jesus e o tem como pedra principal na sua edificação, deve ter um cuidado todo especial com as doutrinas que são pregadas na sua igreja.  Vê, se de fato, estão firmados nos apóstolos e profetas.

4. Quem é o proprietário e construtor deste edifício ajustado para crescer para templo santo? E até onde devemos crescer?
Do lado espiritual, a Igreja é um edifício cujo construtor e arquiteto é Deus. Mas o material para a construção deste edifício consiste em guardar o seu concerto, para sermos, não somente um edifício, e sim uma propriedade peculiar, dentre todos os povos. Devemos crescer como uma lavoura de Deus e edifício, até chegarmos à estatura de um varão perfeito.

5. Como poderemos provar para as pessoas que nos ouvem, que somos um edifício bem ajustado e que eles também precisam ser?
Através do nosso testemunho poderemos provar que somos diferentes daqueles que transgridem a Lei de Deus. Um edifício bem ajustado cresce até chegar à estatura perfeita,  chegando a viver o verdadeiro amor que procede de Deus e que foi ensinado por Jesus Cristo, perdoando e pedindo perdão, suportando uns aos outros, sendo compreensivos, pacientes, longânimes, como vivem aqueles que têm verdadeiramente o Espírito Santo vindo de Deus.

Vivemos no mundo da era moderna aonde os valores estão sendo invertidos. A sinceridade, e a verdade e os bons princípios, estão perdendo o lugar para a hipocrisia, mentira e prostituição. Como sabemos existem dois tipos de hipocrisia na sociedade moderna: aqueles que dizem ser cristãos, mas não são; e os que são, mas não parecem, por causa do seu testemunho. 
Por isso os cristãos precisam ter muito cuidado para não se deixar ser contaminado com essa doença que virou epidemia. Paulo, escrevendo a Timóteo, diz: " Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência ". ( I Timóteo 4: 2 )
O testemunho de uma pessoa fala mais alto do que as suas próprias palavras. " Por seus frutos os conhecereis ". Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos " ( Mateus 7: 16 )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?