COMO SURGIU A IGREJA DE DEUS

Leitura do estudo: Atos 15: 6 a 18

Verso Inicial: " Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome ".  Atos 15: 17

Objetivo da Lição:

Para que houvesse a possibilidade da salvação em massa dos povos, tornou-se necessária uma reforma na estrutura do Judaísmo: A restauração do Tabernáculo de Davi que estava caído. Os judeus sempre se mantiveram separados dos gentios e irredutíveis neste aspecto. Isso, todavia, não significa que eles estivessem espiritualmente melhor, pelo contrário, se achavam cheio de tradições que os separavam mais de Deus. Com a primeira vinda de Cristo, a reforma era chegada. Na sua morte, o sistema provisório levítico ou aarônico chegou ao fim e uma Nova Aliança entrava em vigor.

Questionário:

1. Que novo sacerdócio entrou em vigor desde o sacrifício de Cristo na cruz? Como ficou o ritual e o culto judaico depois desse evento?
Agora vigora o sistema ou sacerdócio de Melquisedeque, com um novo sumo sacerdote, não mais de Levi, mas da tribo de Judá. O verdadeiro, ocupou o lugar do simbólico, Cristo, o Cordeiro de Deus, tinha sido sacrificado e já de nada mais valiam os sacrifícios de animais. 
Agora, sim, era possível a salvação e integração dos gentios na comunidade de Israel.

2. Que profecias falavam da nova Ordem Sacerdotal e da conversão dos gentios? Cumpriram-se estas no Novo Testamento?
A reedificação do Tabernáculo de Davi nada mais foi do que a inauguração do Novo Concerto. Enquanto alguns advogam a ideia de que o cristianismo foi e é um movimento estranho ao judaísmo, as Escrituras confirmam o oposto. Na verdade, a igreja é a continuação do povo de Deus, vindo desde os primórdios tempos. Como algumas leis e o sacerdócio no tempo de Abraão para os Levitas foram alterados quando Israel se tornou uma nação escolhida para ser sacerdotal, não é diferente com a vinda do Messias prometido, ele restaura a verdadeira adoração e agrega convertidos entre todas as nações, como profetizado antes de sua vinda.

3. Que promessas herdam os gentios incorporados à igreja?
Se agora somos ligados e alimentados na mesma oliveira que a comunidade de Israel e membros da família de Deus, consequentemente somos herdeiros das promessas.
Tenha em mente, portanto, que não há promessas para os gentios em particular. Se esses permanecessem desligados, desvinculados e fora da oliveira, ser-lhes-ia impossível herdar as santas bênçãos. Baseado nesse pensamento, vale a pena nos certificarmos se estamos na Igreja de Deus, a que não foi destruída, que não é ramo da religião papal e que é portadora da linhagem e origem apostólica e não de seitas judaicas.

4. Que previsão fez o sumo sacerdote Caifás pouco antes de Cristo morrer? Como o apóstolo João a interpretou?
Após a morte de Cristo, a Igreja se tornou o canal de Deus para a salvação dos homens. A princípio, incorporou apenas os convertidos dentre os judeus (estude sobre os 144 mil ), mas a porta logo se abriu também aos gentios. Estes, com o passar do tempo, tornaram-se mais receptivos do que os judeus, pois a mensagem do Evangelho foi mais bem aceita pelas nações do que por Israel 

5. Os filhos de Deus foram reunidos em um só corpo? Quem é este corpo e quem é a sua cabeça?
O corpo no qual foram congregados todos os convertidos é a igreja de Deus, a coluna e firmeza da verdade e que tem por cabeça a Cristo. Abramos aqui um breve parêntesis: É preciso cuidar com os movimentos que procuram imitar nossos princípios de fé mas que não possuem origem genuína.
Alguns destes se dizem surgir por revelação, por experiências extra bíblicas e acabam brincando com as coisas sagradas, pois entram de dois em dois na água e se autobatizam.

6. Que nome foi utilizado para identificar a Igreja nos dias apostólicos?
Em 12 passagens no Novo Testamento, Paulo chama os santos de " a Igreja de Deus ". 
Naquela época, não havia registros em cartórios, estatutos, belos templos construídos e nem placas de identificação, mesmo porque a Igreja vivia sob feroz perseguição. 
Uma vez que os crentes alcançaram a liberdade religiosa e o respeito aos seus direitos, passaram a se organizar melhor. 
Certamente, existem muitas denominações que se registraram como Igreja de Deus, isso não quer dizer que o são de fato, pois a Igreja de Deus é aquela que faz a vontade do Pai Celestial, que guarda Seus mandamentos, que traz consigo a origem e a doutrina bíblica.

" Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus ". Apocalipse 14: 12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?