O REINO DE DEUS, MENSAGEM DA IGREJA
Leitura do estudo: Lucas 10: 1 a 11
Verso Inicial: " Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus ". Lucas 9: 60
Objetivo da Lição:
Uma das atribuições que Jesus recebeu do Pai era a de anunciar o Reino, e durante o seu ministério terreno ele comissionou seus seguidores a fazerem o mesmo. A Igreja de Deus tem esta responsabilidade sobre si: Anunciar o Reino de Deus ao mundo. Jesus retornará, somente quando este evangelho do Reino for anunciado ao mundo, portanto vamos estudar este assunto para concluirmos se estamos ou não cumprindo com a nossa obrigação.
Questionário:
1. Qual era a mensagem que João Batista e Jesus anunciavam?
João Batista foi o precursor de Jesus e a sua mensagem era: Arrependei-vos, por que é chegado o Reino dos céus.A seguir apareceu o Senhor Jesus dizendo: O tempo está cumprido,e é chegado o Reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
2. Quem tem a tarefa de anunciar o evangelho do Reino de Deus? E para quem?
Analisando estes textos notamos que a mensagem, de João Batista e a de Jesus Cristo era a mesma, e a Igreja de Deus deve anunciar esta mesma mensagem ao mundo para testemunho, pois segundo as palavras do mestre Jesus, o evangelho do Reino será pregado a todas as gentes até o dia em que ele voltar para implantar na Terra este Reino, o Reino de Deus.
3. Quem foram os primeiros comissionados para anunciarem a mensagem do Reino de Deus?
( Lucas 8: 1; 9: 1, 2 )
Mas não foram somente o Senhor Jesus e João Batista que anunciavam a mensagem do Reino de Deus, pois os doze apóstolos receberam do mestre a comissão de anunciarem esta mesma mensagem. E o fizeram com grande alegria.
4. Posteriormente, quem mais recebeu esta tarefa?
( Lucas 10: 1 a 9 )
Mas a divulgação do evangelho do Reino não ficou restrita somente a João Batista, o Senhor Jesus e aos doze, pois mais setenta discípulos foram comissionados para levarem a mesma mensagem, precedendo-o nas cidades onde ele ( Jesus Cristo ) havia de ir para anunciar o evangelho do Reino de Deus.
5. Que instrução receberam de Jesus, os comissionados?
( Lucas 10: 9;
Mateus 10: 1, 7, 8 )
Notemos que os comissionados por Jesus não foram instruídos a anunciarem a cura dos enfermos e a expulsão de demônios. Isto eles tinham que fazer. Mas o que deviam anunciar era o Reino de Deus. Esta é a verdadeira mensagem.
6. Como Jesus mostra que mesmo depois de encerrado o seu ministério terreno, ainda a mensagem do Reino deveria continuar sendo pregada?
( Atos 1: 1 a 3 )
Agora isto tudo ocorreu antes de o Senhor Jesus subir ao céu. Depois disto os apóstolos passaram a anunciar outro evangelho? Certamente que não, pois o Senhor Jesus, após a ressurreição, ainda permaneceu quarenta dias na Terra instruindo os seus seguidores das coisas concernentes ao Reino de Deus. Isto demonstra que esta mensagem deveria continuar sendo anunciada.
7. Que mais provas temos que o evangelho do Reino continuou sendo a mensagem da Igreja?
Podemos concluir claramente que a Igreja de Deus, desde o princípio, tem a tarefa de anunciar o evangelho do Reino de Deus, pois Paulo, o apóstolo que não estava no princípio com o Senhor Jesus, mas converteu-se muitos anos mais tarde, da mesma forma que os demais apóstolos, anunciava o Reino de Deus.
Agora cabe aqui uma pergunta. Estamos nós os membros da Igreja de Deus anunciando o evangelho do Reino de Deus? E também, estamos vivendo como filhos do Reino? Pois certamente a Palavra de Deus nos instrui a anunciarmos e a vivermos de forma que possamos, entrar neste Reino.
Comentários
Postar um comentário