NATAL, A GRANDE FESTA PAGÃ - Parte 1

Leitura do Estudo: Jeremias 10: 1 a 11

Verso Inicial: " E se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia,  Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro ".  Apocalipse 21: 19

Objetivo da Lição:
Mostrar de onde surgiu a festa religiosa que no Brasil é uma das maiores. Reverenciada por católicos e evangélicos.

Questionário:

1. O que é feito pelos participantes na noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro?
Em dezembro, mês do natal, os homens festejam o menino Jesus e sua mãe. Desde semanas antes, as ruas e as casas se enchem de motivos natalinos: árvores iluminadas, presépios, a estrela de Belém e o papai Noel com renas e trenó. Quando a noite de 24 para o dia 25 de dezembro chega, reúnem-se todos, trocam presentes, comem e bebem, cantam e dançam e das igrejas soam os sons das missas solenes. Enquanto o galo canta, rezam. 
- Você sabe como esta festa se originou?

2. Há dois mil anos atrás quem era o poder mundial dominante?
Há 2.000 anos, Roma era senhora do mundo e todas as nações da Europa, Ásia e norte da África do Sul lhes serviam. A cidade cosmopolita recebia povos de todos os lugares respeitava seus costumes religiosos que eram incorporados ao panteão romano.

3. A qual deus se adorava e qual o costume dos romanos?
Muito supersticioso, o romano adorava todos os deuses e consultava todos os oráculos, tendo especial carinho pelos algures, aruspicos e horoscopistas. Roma vivia uma atmosfera de sacrifícios e adoração temperada com o culto do corpo e da mente, herdado dos gregos e do heroísmo, força, bravura e lealdade do guerreiro romano.

4. Quem eram sacrificados para o prazer sanguinolento da cultura supersticiosa?
Neste caldo de cultura supersticiosa, mágica e heroica, desenvolveu-se o cristianismo entre a plebe, soldados e escravos. Foi essa gente humilde deserdada que deu o seu sangue e a sua vida nas arenas e teatros do Império em defesa de sua fé.

5. Do que dependia o homem para viver naquela época? Porque os homens criavam lendas históricas e contos sobrenaturais?
Terra, sol, clima e agricultura, caça e pesca, destas coisas dependiam o homem antigo para viver. Nada mais lógico que, ignorante e incapaz de explicar os mecanismos que regiam esses fenômenos naturais e impotente diante das forças da natureza, se enchesse de temor e buscasse no sobrenatural a explicação, a proteção e o castigo para todas as coisas que aconteciam em sua vida. Também desprovido do conhecimento de Deus, inventou deuses à sua feição, presos aos seus mesmos desejos, esperanças e temores e que " divinizavam " a sua vida natural e material.

6. Quais eram os principais deuses dos romanos?
Eram deuses práticos, Júpiter ou Zeus, Saturno ou Cronos, Baco ou Dionísio, Artemis ou Diana, Geo ou Telo, Pã, etc. 
No nome grego ou latino e ainda importados com os egípcios: Ísis, Osíris; persas como Mitra, germano-Nórdicas como Gain e Thor. Assírios, caldeus e babilônios.

7. O que se fazia quando esses deuses estavam zangados? E, o que se fazia quando esses deuses estavam contentes?
Todos esses deuses tinham sacerdotes, sacerdotisas, templos, sacrifícios, quando estamos zangados e orgias quando estavam contentes.

8. Quem segundo eles eram o rei da Terra, o rei da vida e o fecundador da vida?
A base das religiões mitológicas era a adoração do céu, tendo o sol como o rei da Terra e da vida. O sol era o fecundador da vida; a terra, o seio da vida e a maternidade a origem da vida. O sol era o princípio maior, masculino e a terra a mãe, divindade feminina. A fertilidade estava sempre relacionada com esses deuses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?