NATAL, A GRANDE FESTA PAGÃ - Parte 3

Leitura do Estudo: Daniel 3: 15 a 27

Verso Inicial: " Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. "  Mateus 2: 1 e 2

Objetivo da Lição:
Mostrar que a festa de Natal, nada tem a ver com o nascimento de Jesus Cristo.


Questionário:

1. Quem eram os nomes da trindade egípcia?
A " tríade de Abido " egípcia, com Ísis, a mãe, Osíris, o pai e Hórus, o filho, não era bem semelhante à trindade do cristianismo? Não falava ela também, em morte e ressurreição? Odin, o Deus supremo e Thor, seu filho, ou Mitra, o sol deus da sabedoria e prudência também não se encaixavam? Não havia no cristianismo um Deus, pai, eterno, justo, perfeito e um filho divino-humano, revelado, Deus de amor e misericórdia? Faltava só uma mãe, para se tornarem inteligíveis aos pagãos e foi fácil diviniza-la.
O sincretismo permitiu que umas enormidades de rituais judaicos e pagãos fossem " cristianizados ". O mal maior que se cometeu contra a Igreja foi a errônea interpretação do sacerdócio cristão ( Mateus 16: 19; 18: 18 e João 20: 23 ). O poder de salvar, exclusivos do espírito santo, foi entregue nas mãos dos homens, em nome da " sucessão apostólica ", formando os " apóstolos de Cristo " 

2. Quem tentou se colocar no lugar de Cristo fazer intercessão?
uma casta sacerdotal que, à imitação de Levi, tinha a exclusividade de intermediar, em nome do povo, a salvação, o perdão e condenação. Homens se tornaram senhores da vida e da morte de outros homens. E visto que o cristianismo se organizava e crescia no meio do povo, os poderosos e ricos, sempre sensíveis aos ventos da história, se cristianizavam maciçamente, com seus escravos, mulheres e amantes, " salva pelos sacerdotes " sem nenhuma conversão profunda ou mudança interna. O exterior se tornou cristão, os templos dos deuses catedrais cristãos e os títulos antes pagãos se tornaram nomes e dignidades de príncipes da Igreja e símbolo da nova fé.
Era o " dies natalis soli " ? Seja agora de Cristo, o sol da humanidade. Osíris era pai dos homens e Hórus seu filho, para os pagãos? Seja ele agora o pai dos cristãos. Faltava uma mãe divina para o deus revelado? Eia, Ísis obviamente.

3. Qual a origem do natal, e porque foi criado?
A origem do natal remonta a essa época em que centenas de milhares foi incorporada à igreja por ação sacerdotal e conveniência política, reformando seus antigos costumes à nova usança; sem que houvesse a morte do velho homem para o nascimento de um novo.

4. Quantos escritores bíblicos narram o nascimento de Jesus?
Somente dois evangelistas, Mateus e Lucas narra o nascimento de Cristo, são apenas 31 versículos em Mateus e 127 em Lucas para descrever o ambiente histórico, a anunciação, nascimento e infância de Cristo.

5. Quem foram visitar Jesus e acharam-no numa manjedoura?
Ao contrário do que se encena nos presépios natalinos, não foram três reis magos que visitaram Jesus Cristo na manjedoura, após ele nascer. Segundo relatado no evangelho de Lucas, o menino foi visitado na manjedoura por pastores de ovelhas que souberam do seu nascimento através de um anjo do Senhor.

6. Quantos anos Jesus Cristo tinha quando os magos o visitaram?
Os magos, que não eram três e não eram reis ( a Bíblia não relata quantos eram ), visitaram Jesus, não na manjedoura, mas na sua casa ( mostrado claramente em Mateus ), quando o menino tinha cerca de 2 anos de idade. Veja que Herodes inquiriu dos magos o tempo exato do nascimento de Jesus, por isso mandou matar todos os meninos da idade de 2 anos para baixo que haviam em Belém e em todos os seus arredores.

7. Era inverno quando Jesus nasceu?
Segundo também mostra a encenação do presépio de natal, Jesus nasceu no inverno, por isso coloca-se algodão na árvore de natal, para simbolizar a neve. Segundo Lucas mostra em seu evangelho, quando Jesus nasceu havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. Portanto não podia ser inverno, pois o inverno em Israel é rigoroso, os campos ficam cobertos de neve e os pastores não levam suas ovelhas para os campos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA

O GRANDE DIA DO SENHOR

POR QUE CONGREGARMOS?